“Veja. Indispensable to the nation we want to be.”

AlmapBBDO cria comercial para Veja: Further on that prime-time TV commercial for Veja magazine we started seeing this week on the Globo network. The report is from trade publication PublicidAd (Brazil).

Só duas palavras, sim e não, são ditas no comercial de 1 minuto criado pela AlmapBBDO para a campanha institucional da revista Veja, que completa 40 anos em 2008.

Only two words, yes and no, are spoken during the one-minute commercial created by AlmapBBDO for the institutional branding campaign of Veja magazine, which celebrates its 40th anniversary in 2008.

Apenas com elas e uma sucessão de imagens, belas e positivas ou chocantes e indesejáveis, o comercial visa impactar o público que começará a assisti-lo a partir de domingo, quando estréia no programa Fantástico, na TV Globo.

With just these two words and a series of images, lovely and positive or shocking and undesirable, the ad attempts to impact the public that will begin watching it starting [last] Sunday when it debuts on TV Globo’s Fantástico.  

Ele será veiculado nas emissoras abertas e a cabo em todo o país e, a partir do dia 7/3, nos cinemas das redes Cinemark e Rain em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

It will be aired on free to air and cable channels all over Brazil starting on March 7, as well as in Cinemark and Rain movie theaters in São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba and Porto Alegre.

O ‘sim’ é dito sobre imagens positivas de crianças brincando, rio limpo, colheita, do ginasta Diego Hipóllito e sua medalha de ouro. O ‘não’ rejeita crianças abandonadas, moradores de rua, corrupção, violência e desmatamento. Ao final, a assinatura: ‘Veja. Indispensável para o país que queremos ser.’

“Yes” is spoken over positive images of children playing, a clean river, the harvest, the Brazilian gymnast and his gold medal. The “no” rejects abandoned children, street dwellers, corruption, violence and deforestation. At the end, the signature line: “Veja. Indispensable to the nation we want to be.” 

O comercial foi criado pelo diretor-geral de criação da AlmapBBDO, Marcello Serpa, e a direção é de Clovis Mello, da produtora Cine.

The ad was created by AlmapBBDO creative director Marcello Serpa and was directed by Clovis Mello of the Cine production company. 

O filme “Não e Sim” faz parte da campanha institucional da Veja, que comemora 40 anos em 2008 e foi iniciada em outubro de 2007, com vários anúncios em páginas duplas e multipage. Cada um mostra uma criança olhando incisivamente para o leitor, segurando com a mão direita uma foto de uma situação negativa (uma área devastada pelo desflorestamento; moradores de rua passando fome; crianças trabalhando), simbolizando o presente, e, com a mão esquerda, uma imagem com o contraponto positivo (florestas vastas e verdes; crianças almoçando no refeitório da escola; ruas seguras para brincar), simbolizando o Brasil que queremos para o futuro.

The “No and Yes” spot is part of the institutional branding campaign of Veja, which turns 40 in 2008, and was begun in October 2007, with a number of full-page and multipage print ads. Each shows a child gazing sharply at the reader, holding in his or her right hand a photo of a negative situation (an area devastated by deforestation, hungry street dwellers, child labor), symbolizing the present, and, in the left hand, an imagewith a positive counterpoint (vast green forests; children eating in the school lunchroom; streets safe for children to play in), symbolizing the Brazil we want for the future.

The image “https://i2.wp.com/i113.photobucket.com/albums/n216/cbrayton/Stuff/almapclientes1.png” cannot be displayed, because it contains errors.
AlmapBBDO client list looks like a weighted list or “tag cloud.” But is it?

https://i1.wp.com/i113.photobucket.com/albums/n216/cbrayton/Stuff/almapclientes3.png
Super Interessante is another Abril weekly infotainment glossy.

Serpa’s Wikipedia autohagiography:

Marcello Serpa (Rio de Janeiro, 1963) é um publicitário brasileiro, sócio-presidente e diretor de criação da AlmapBBDO, uma das maiores agências de publicidade brasileiras.

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Foi para a Alemanha em 1983, onde estudou artes gráficas. Foi lá também onde teve o seu primeiro contato com a propaganda, sendo diretor de arte em agências como a GGK e R.G. Wiesmeier. Quando retornou ao Brasil continuou a sua carreira em agências como DPZ Rio, DPZ São Paulo e DM9 (ver DM9DDB). Em 1993, passa para a AlmapBBDO, onde é sócio e Diretor Geral de Criação, junto com José Luiz Madeira, sócio e diretor de Planejamento e Serviços a Clientes.

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É um dos diretores de arte mais premiados do Brasil, sendo responsável pelo primeiro Grand Prix do Festival de Cannes em mídia impressa do país, com a campanha para o Diet Guaraná,em 1993. Tem vários Leões em Cannes, Clio Awards, CCSP e Fiap, além de ter sido o primeiro latino a presidir o Festival de Cannes, em 2000, e seu mais jovem presidente na história.

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